O Perímetro de Ação Integrada Cabuçu de Cima 7 situa-se, na sub-bacia hidrográfica do Cabuçu de Cima, região Norte da cidade de São Paulo. São doze loteamentos em estágios diversos de regularização, com 4.770 domicílios, alguns dos quais situados em áreas impróprias, margens de córregos e de declividades acentuadas.
A Rodovia Fernão Dias é o limite leste da área. Ao Norte, a uma distancia aproximada de 2km, está prevista a implantação do trecho Norte do Rodoanel, com o seu acesso próximo ao perímetro de Cabuçu de Cima 7. Ao Oeste encontra-se a Serra da Cantareira.
As áreas verdes são conformadas pelo Cemitério Parque dos Pinheiros, a faixa non aedificandi da linha de alta tensão e as áreas de risco geotécnico de grande declividade. As áreas de lazer e equipamentos são escassas, apenas uma escola municipal de primeira a quarta série, uma escola privada de educação infantil e creche, uma unidade básica de saúde e pequenas praças.
O projeto urbanístico proposto procura valorizar as preexistências positivas e corrigir as distorções. O ponto principal é a presença do curso d’água que percorre a área de Sul ao Norte, utilizado como o eixo estruturador da nova urbanidade. Seu redesenho garante o suporte para as novas infraestruturas de drenagem e o acesso público às suas margens.
Na área subutilizada do cemitério, é implantado um parque fluvial linear com equipamentos públicos [culturais, esportivos e recreativos], passeios e ciclovia. As trilhas informais que fazem a transposição da parte alta para a margem do rio são consolidadas por um sistema de passarelas permeadas de equipamentos para o uso público.
Na borda do parque são implantadas novas habitações destinadas a receber as 102 famílias removidas das áreas de risco. A Rua da Fonte, paralela ao Córrego Tremembé, é tratada de modo a configurar uma centralidade linear, prolongando-se até a Rua João Frederico Agrícola onde está previsto uma escola com praça de equipamentos. A centralidade é reforçada com as novas habitações cujos térreos são comerciais, além de conter as unidades acessíveis.
Dentre as diretrizes do projeto constam intervenções pontuais de paisagismo e iluminação pública nas vias comerciais e incentivos ao fortalecimento das áreas de perfil industrial. Trata-se de um projeto multidisciplinar integrado, que ultrapassa os limites das soluções técnicas para operar na construção da cidadania dos seus moradores.